Covid19: Estudo diz que bebida comum do café protege contra infecções graves



Você sabia que tomar uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver casos graves de Covid-19? Essa é a conclusão de um estudo recente publicado na revista Nutrientes, que analisou os hábitos alimentares de quase 40 mil pessoas entre 40 e 70 anos de idade. O estudo baseou-se nas propriedades do café e nos seus benefícios para a saúde. "O café pode inibir as múltiplas variantes da infecção por Covid-19. O café acaba bloqueando a ligação do vírus às várias células", referem os responsáveis pelo estudo.

O café não é apenas uma fonte importante de cafeína, mas contribui com dezenas de outros constituintes, incluindo muitos implicados na imunidade. Entre muitas populações, o café é o principal contribuinte para a ingestão total de polifenóis, em particular os ácidos fenólicos. Café, cafeína e polifenóis têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, de forma que o consumo de café se correlaciona favoravelmente com biomarcadores inflamatórios, como PCR, interleucina-6 (IL-6) e fator de necrose tumoral α (TNF-α), que são também associados à gravidade e à mortalidade por Covid-19. O consumo de café também foi associado a um menor risco de pneumonia em idosos.

Além do café, o estudo também apontou que consumir mais vegetais e diminuir a carne processada pode ajudar a evitar casos graves de Covid-19. As frutas e vegetais são fontes dietéticas, ricas em vitaminas, folato, fibras, carotenoides e flavonoides. Por isso, o consumo de ao menos 0,67 porção por dia de vegetais, cozidos ou crus, com exceção da batata, também foi associado a um risco menor de infecção pela doença. Estudos que investigaram a relação entre alimentação e mortalidade por Covid-19 na Europa relataram que cada aumento de grama por dia no consumo médio nacional de repolho, pepino ou vegetais fermentados diminuiu o risco de mortalidade em decorrência da Covid-19 de 11 a 35%.

Portanto, se você quer se proteger contra as infecções graves causadas pelo coronavírus, não deixe de incluir o café e os vegetais na sua dieta diária. Mas lembre-se: esses alimentos não substituem as medidas preventivas como o uso de máscara, o distanciamento social e a vacinação. A melhor forma de combater a pandemia é seguir as orientações das autoridades sanitárias e manter os cuidados necessários para evitar o contágio.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem