A preocupação com a dengue durante a visita do presidente francês ao Brasil

 

Noticias - News Nacional . Ricardo de Moura Pereira 

A visita do presidente Emmanuel Macron ao Brasil tem gerado preocupações devido à atual epidemia de dengue no país. Macron, que foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passará três dias visitando Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, locais que estão enfrentando uma emergência por conta do surto da doença. Com mais de 2 milhões de casos registrados, o Brasil enfrenta o maior surto de dengue desde o ano 2000, resultando em 715 mortes, sendo a maioria no Distrito Federal.

As autoridades francesas expressaram sua preocupação, especialmente considerando que o presidente Macron terá compromissos no Distrito Federal, a região mais afetada no momento. Além das medidas de segurança habituais, os governos da França e do Brasil discutiram restrições alimentares e desejos específicos do presidente francês, como a possibilidade de caminhar na Avenida Paulista em São Paulo. O Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, comunicou ao Itamaraty que Macron aprecia realizar atividades ao ar livre quando viaja ao exterior.

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos que pode ser particularmente perigosa em áreas tropicais como o Brasil, especialmente durante a estação chuvosa. As autoridades de Paris estão atentas ao risco de Macron contrair dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos, como febre-amarela e malária, que são mais comuns na Região Norte do Brasil. O presidente francês começará sua visita em Belém, no Pará, onde participará de eventos em ambientes abertos e fechados, e terá a oportunidade de conhecer o cultivo de cacau e dialogar com lideranças ribeirinhas e indígenas.

A situação da dengue no Brasil é grave e as autoridades estão trabalhando para controlar o surto e proteger tanto os cidadãos quanto os visitantes de alto perfil como o presidente Macron. É essencial que medidas preventivas sejam tomadas para garantir a segurança de todos durante esses tempos desafiadores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem