Onça - pintada dormindo numa arvore

 

Quando chegou um grupo de onças-pintadas, um guia de ecoturismo estava monitorando Fera, uma onça-pintada que estava dormindo em um membro de árvore. A onça-pintada continuava deitada, alheia à pressa, para surpresa de todos.

Fera é uma onça-pintada bem conhecida no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Ela surpreendeu o guia ecoturístico Fábio Paschoal, 40 anos, residente do Refúgio Ecológico Caiman em Miranda (MS), quando decidiu ficar deitado em um membro de uma árvore e descer para perseguir os queixadas que vagueavam pelo chão.


Os queixadas não puderam ver a onça-pintada, que é monitorada pela Associação Onçafari, mas estavam cientes de sua existência, segundo ele. "Um deles muito provavelmente sentiu o cheiro e deu o alarme. Eles são chamados de queixadas porque quando sentem uma ameaça, batem as presas, batem o queixo e criam um barulho que alerta o resto do grupo", acrescenta Fábio.

Assim que um dos animais detectou a presença da onça-pintada, os outros começaram a viajar mais rápido com seus filhotes". "A onça-pintada permaneceu em silêncio em seu canto, ela não fez nada, os queixos passaram ilesos, e então todos seguiram seus próprios caminhos", observa o guia.

De acordo com Onçafari, Fera e sua irmã, Isa, foram as primeiras onças-pintadas a serem devolvidas com sucesso ao Pantanal. Ela tem sido rastreada desde 2015 e é considerada uma grande caçadora e uma espetacular mãe de duas onças-pintadas, Olympia e Feirinha, que nasceram em 2018.


"Ela passa grande parte de seus dias descansando no topo das árvores desde que é pequena e muito ágil", disse a organização.


Ricardo de Moura Pereira 

Fonte G1


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem