Golpismo no Brasil: A Sombra Persistente da Extrema Direita Bolsonarista

 

golpismo é um estado de espírito permanente do bolsonarismo e faz parte da essência do que é a extrema-direita hoje no Brasil e no mundo. Embora Bolsonaro tenha sido cuspido do Planalto pelas urnas, o espírito golpista permanece vivo nele, em seus aliados e em uma base eleitoral de cegos, guiados por uma máquina robusta e cada vez mais experiente na produção de falsas narrativas.

Nas últimas duas semanas, ficou claro o poder dos bolsonaristas em pautar o debate público, contando com uma rede de apoio internacional de fascistas empenhados em fazer do Brasil um laboratório da destruição da democracia. Presenciamos a grande farsa do caso Twitter Files, articulada pelo bolsonarismo em conjunto com o bilionário golpista Elon Musk e parlamentares reacionários dos EUA. 

A estratégia de divulgação dos documentos foi meticulosamente pensada, com picaretas disfarçados de jornalistas soltando teasers do suposto escândalo a conta-gotas, prendendo a atenção do público e criando grande expectativa para a revelação de uma tramoia de grandes proporções. Mas, como já era de esperar, os bombásticos arquivos secretos anunciados por Musk eram pura balela. Nada mais são do que documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao Twitter, pedindo a remoção de contas e conteúdos golpistas e criminosos.

 Não há absolutamente nada de ilegal ali. Não há uma vírgula sequer nos documentos que comprove o suposto autoritarismo de Alexandre de Moraes. Pelo contrário, os documentos comprovam que o ministro agiu dentro da lei para coibir vários crimes cometidos por bandidos golpistas. Até grupos abertamente neonazistas tiveram conteúdos removidos por ordem do STF. É essa a liberdade de expressão que essa gente tanto defende. A farsa tramada com Musk veio casada com a convocação de uma nova manifestação liderada por Bolsonaro visando intimidar o judiciário e dificultar sua prisão.

Em algum momento, o Brasil terá de escolher entre seus interesses e os interesses de déspotas digitais como Elon Musk. O golpismo, que nasceu muito antes da era digital, continua a ser uma sombra que paira sobre a democracia brasileira. É essencial que estejamos atentos e vigilantes para preservar nossas instituições e valores democráticos.

Recentemente, presenciamos a grande farsa do caso Twitter Files, articulada pelo bolsonarismo em conjunto com o bilionário golpista Elon Musk e parlamentares reacionários dos EUA. A estratégia de divulgação dos documentos foi meticulosamente pensada, prendendo a atenção do público e criando grande expectativa para a revelação de uma tramoia de grandes proporções. No entanto, os bombásticos arquivos secretos anunciados por Musk eram pura balela.

 Nada mais são do que documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao Twitter, pedindo a remoção de contas e conteúdos golpistas e criminosos. Não há absolutamente nada de ilegal ali. 

Os documentos comprovam que o ministro agiu dentro da lei para coibir vários crimes cometidos por bandidos golpistas. Até grupos abertamente neonazistas tiveram conteúdos removidos por ordem do STF. É essa a liberdade de expressão que essa gente tanto defende. A farsa tramada com Musk veio casada com a convocação de uma nova manifestação liderada por Bolsonaro para intimidar o judiciário e dificultar sua prisão. 

Em algum momento, o Brasil terá de escolher entre seus interesses e os interesses de déspotas digitais como Elon Musk[5]. É essencial que estejamos atentos e vigilantes para preservar nossas instituições e valores democráticos. Não se engane: o golpismo no Brasil está mais vivo do que nunca.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem