1º caso suspeito de varíola dos macacos na Argentina


 De acordo com uma declaração divulgada pelo governo no domingo (22), o Ministério da Saúde da Argentina está pesquisando seu primeiro caso supostamente de varíola de macaco no país.

Em um comunicado, a pasta informava que um morador da província de Buenos Aires entrou em contato com o serviço de saúde com sinais "compatíveis com a varíola macaco".

O enfermo apresentou pequenos ferimentos em diversas partes do corpo e febre, e acabou de voltar de uma visita à Espanha, um país que detectou um pequeno surto desta infecção.

Segundo a declaração de saúde, o infectado está em boas condições, está em estado de isolamento e está recebendo um tratamento para seus sinais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa é de que mais casos de varíola macaco possam ser detectados como países em que a doença não é encontrada normalmente aumentou a fiscalização.

Desde sábado (21), 94 casos foram confirmados e 28 casos supostamente suspeitos de varíola foram notificados em 15 países que não são endêmicos para o vírus, informou a agência de saúde da ONU.

É uma doença infecciosa que é normalmente leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central.

É disseminada por contato direto, e pode ser controlada com relativamente facilidade por meio de algumas medidas, como por exemplo, isolamento e higiene.

Os sintomas são:
  • dores de cabeça
  • dores no corpo
  • nódulos linfáticos inchados
  • cansaço
  • erupções cutâneas nas mãos e pés.
Ricardo de Moura Pereira 
Fonte G1 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem