"Gleisi vence na Justiça: deputado do PL é condenado por chamá-la de 'amante'"
"Decisão judicial ordena pagamento de indenização por danos morais após publicação difamatória; PT comemora vitória contra fake news"
Ricardo de Moura Pereira
3/30/20251 min read


Justiça condena deputado do PL a indenizar Gleisi Hoffmann em R$ 7 mil por difamação
Parlamentar terá que se retratar publicamente após chamar ministra de "amante" em rede social; decisão considera ofensa sem provas
O deputado estadual Ricardo Arruda (PL-PR) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) a pagar R$ 7 mil de indenização por danos morais à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), após se referir a ela como "a tal da amante" em um vídeo publicado no Instagram em outubro de 2024. A sentença, divulgada no sábado (29.mar.2025), também determinou que o parlamentar faça um retratação pública. O processo correu em segredo de Justiça.
No vídeo, que já foi removido das redes, Arruda – que na época tinha 267 mil seguidores – associou Gleisi a um suposto caso extraconjugal e afirmou que "todos os presos do Brasil comemoraram a vitória de Lula em 2022". A petista argumentou na ação que o deputado a "reduziu a mero objeto sexual", reforçando um boato sem fundamento que busca desqualificá-la como mulher e política.
A defesa do parlamentar alegou que o termo foi usado em tom de "ironia política" e não teria caráter misógino, sustentando ainda que as declarações estariam protegidas pela liberdade de expressão. A juíza Tatiana Dias, no entanto, rejeitou o argumento e afirmou que as falas de Arruda "expuseram as partes a constrangimento público", agravado pelo seu alcance nas redes sociais. Além da indenização, ele foi condenado a arcar com as custas processuais.
Arruda ainda pode recorrer da decisão. O caso reacende o debate sobre os limites da liberdade de expressão de autoridades públicas e o uso de discursos de ódio e difamação contra mulheres na política.
Fonte Poder360